Meu amigo polvo e a grande final!

Que incrível, o polvo-profeta realmente acertou tudo! Eu e meu amigo polvo fomos os únicos que apostaram na vitória da Espanha e acertamos. A Espanha ganhou por 1 a 0 a seleção alemã, mas o placar foi injusto… Era para a Espanha ter enfiado 3 a 0! A seleção espanhola perdeu muitas chances claras de gol, mas foi extremamente superior à adversária, foi absoluta em campo, apesar de que os números não mostram assim. A Espanha teve 51 % de posse de bola contra 49% da Alemanha e 13 finalizações (5 no gol e 8 pra fora) contra 5 finalizações adversárias (2 no gol e 3 pra fora). E é nas finalizações que você pode observar mais a superioridade espanhola. No primeiro tempo a Fúria já foi superior, mas no segundo tempo a seleção espanhola jogou sozinha. Só dava a Espanha no ataque, com a Alemanha toda no setor defensivo. Iniesta, Xavi e Puyol foram, pra mim, os melhores em campo. Iniesta e Xavi foram os maestros e Puyol, com atuação segura na zaga, marcou, de cabeça, o gol da vitória espanhola, classificando-os para a final contra a Holanda. E David Villa não atendeu às expectativas. Eu apostei na Espanha justamente por causa desses talentos individuais, porque se alguém for fazer um comparativo de jogador a jogador dos dois times, a Espanha é muito superior, tem um futebol muito mais eficiente e bonito de se ver, de forma idêntica ao do Barcelona, trabalhando a bola, trocando passes. E olha que interessante, as duas seleções com as melhores campanhas nas eliminatórias de todo o mundo (Holanda com a melhor e Espanha com a segunda melhor) farão a final da copa. A Espanha tem um meio campo genial, com Xabi Alonso, Xavi e Iniesta e a melhor defesa da copa, com Puyol e Piqué na zaga e Iker Casillas no gol. Eu torço e aposto na Espanha campeã da copa. Vamos Fúria!

Motivado pelo que eu já havia escrito anteriormente, eu vou fazer um comparativo homem-a-homem dos jogadores das seleções alemã e espanhola.

Goleiros: Cassilas é sem dúvidas bem melhor que Neuer.

Lateral-direita: Apesar de Lahm ser muito bom jogador e também um líder, acho Sérgio Ramos num patamar acima, sendo mais eficiente que Lahm e, sendo muito eficiente tanto no apoio ao atque quanto na defesa, característica essa que é difícil de se encontrar em laterais.

Zagueiro: Friederich contra Piqué… Dispenso comentários. Não precisa ser um gênio para constatar que Piqué é muito superior a Friederich, além de ser um grande destaque da Fúria na copa.

Zagueiro: Puyol contra Mertesacker? É covardia! Puyol é um dos melhores zagueiros do mundo! É um líder completo, o verdadeiro símbolo da Fúria espanhola. Eficiente tanto na defesa, que é seu ofício de origem, quanto apoiando o ataque e sempre fazendo gols.

Lateral-esquerda: Nessa posição eu acho a Alemanha superior. Eu acho Boateng melhor que Capdevila, pois acho o Capdevila um jogador muito limitado e sem brilho.

Volante: Schweinsteiger é muito superior a Busquets. O meia alemão, improvisado de volante, foi brilhante nessa copa. O maestro da Alemanha. E da mesma forma que Capdevila, eu acho Busquets um jogador limitado e sem brilho.

Volante: Xabi Alonso é um ótimo jogador, com muita visão de jogo, muita eficiência no chute e nos passes. É muito melhor que Khedira, que é um bom jogador, porém não chega aos pés do espanhol.

Meia: Ozil contra Xavi. O garoto Ozil se mostrou excelente jogador, mas Xavi é um jogador mais completo, experiente, com visão de jogo, bom passe e é o típico jogador que dita o ritmo do jogo, o maestro.

Meia: Iniesta contra Troshowski. Iniesta, assim como Xabi Alonso e Xavi Hernández, é um maestro, com visão de jogo, bom chute, bom passe e habilidoso.

Atacante: David Villa contra Klose. É realmente uma briga muito acirrada, muito difícil optar por um dos dois. Mas eu fico com o Villa, que é um jogador mais novo que Klose, com mais disposição, mais velocidade… É um jogador mais completo. O Klose é matador, artilheiro, é um cara que não tem habilidade nem velocidade, mas sabe como ninguém, fazer gols. Mas o Villa, além de ter tudo que o Klose tem, saber fazer gols, ele também tem tudo que o Klose não tem, ou seja, é um jogador mais completo.

Atacante: Pedro ou Fernando Torres contra Podolski. Podolski é um jogador excelente, com habilidade, sabe fazer gols e tudo mais. Porém eu fico com qualquer um dos dois espanhóis. O Torres é um jogador excelente, que faz tudo que o Podolski faz, só que melhorado, com mais qualidade, num nível acima; ele só está vivendo uma fase ruin. E o Pedro, apesar de ser muito jovem e ter muita fome de bola, a ponto de não saber a hora de passar a bola, é um garoto muito promissor e que tem um futuro brilhante pela frente; pra mim ele é superior ao Klose. Tem mais habilidade, velocidade e disposição.

O zagueiro Puyol subindo para marcar o gol da partida e da classificação.

~ por Raphael Mariano de Souza 7 em 08/07/2010.

Deixe um comentário