Liderança, seleção estruturada

Apesar de em princípio esse post parecer abordar essencialmente a convocação da seleção brasileira de futebol para os Jogos Olímpicos de Londres, não é bem isso, na realidade é muito mais “profundo”, “reflexivo” e relevante do que isso.

O técnico da seleção brasileira Mano Menezes, divulgou a pré-lista de jogadores para as Olimpíadas de Londres, em Julho, com 52 nomes relacionados. Essa lista será diminuída para 35 nomes no dia 8 de Junho, e nenhum jogador além dos 52 inicialmente relacionados poderá ir às Olimpíadas. O regulamento permite a convocação de 3 jogadores acima da “idade olímpica” (23 anos), e nessa pré-lista é 16 a quantidade desses jogadores que foram relacionados. Segue abaixo a lista completa dos 52 jogadores que serão observados pelo técnico da seleção brasileira até o dia da convocação final (6 de Julho), quando apenas 18 jogadores serão relacionados para compor a delegação brasileira no torneio internacional:

P.s.: Em negrito os jogadores acima de 23 anos.

GoleirosDiego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio César (Inter de Milão), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos) e Renan Ribeiro (Atlético-MG).

LateraisAdriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fágner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).

Zagueiros: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional) e Thiago Silva (Milan).

Volantes: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham).

Meias: Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Espanyol).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto),Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho(Flamengo), Wellington Nem (Fluminense) e Willian José (São Paulo).

Bom, sempre haverão discordâncias a respeito de convocações, portanto, como de costume, hei de expor as minhas questões diante dessa lista.

Antes de falar sobre a convocação e seus “afluentes” é importante ressaltar que as Olimpíadas, além de maior evento esportivo do mundo, serve de “laboratório” para a Copa do Mundo, no que diz respeito a futebol. Sim, o torneio é um teste para algumas seleções nacionais, como por exemplo, é o caso do Brasil; e vale a pena lembrar que a seleção brasileira de futebol nunca ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Porém, especialmente no caso deste ano, a competição intercontinental é muito importante para a Copa do Mundo de 2014, devido ao fato de que a seleção principal tem uma média de idade muito baixa, assim é fácil concluir que grande parte da seleção olímpica é a seleção que em princípio jogará a copa no Brasil.

A baixa média de idade entre os jogadores da seleção principal que fazem parte dos planos para 2014, como Neymar (principal jogador brasileiro na atualidade) justifica a importância das Olimpíadas de Londres

Primeiro, o número excessivo de jogadores nessa pré-lista reflete o que é até agora a seleção “maneira”, uma seleção sem rumo, desestruturada, sem afirmação, sem firmeza, sem identidade! O que define com clareza essa seleção é essa palavra: Identidade! É o que não existe atualmente nesse time. Ao todo foram 81 jogadores diferentes já convocados em diferentes ocasiões por Mano Menezes, e esse número é muito alto e preocupante! Uma seleção vitoriosa tem que ter identidade, ou melhor, para uma seleção ser vitoriosa tem que ter identidade! Não é a identidade que depende da vitória, e sim a vitória que depende da identidade. Além disso, uma seleção tem que ter liderança, diretriz, aquelas pessoas, aqueles jogadores que têm experiência, e que naquele momento decisivo vai chamar a responsabilidade e vai dizer: “Ei! Não é assim, é por aqui!” (o jogador que vai direcionar os mais “imaturos”). E falando sobre um caso em específico, o Mano insiste em convocar o Ronaldinho Gaúcho, com esse desempenho pífio no Flamengo, e sem mostrar nada de relevante em seus jogos com a amarelinha. Primeiro, se a seleção precisa de um líder (um jogador experiente), este tem que apresentar liderança, como é se auto define a palavra “líder”, e segundo, ele precisa apresentar, além de liderança, bom futebol. O Ronaldo não atende a nenhum dois dois requisitos; Ronaldinho, líder, só se for de roda de pagode ou de recreação. Ele não tem nenhum atributo de liderança, nem bom futebol! Se é pra ter alguém que atende aos dois requisitos, por que não convocar o Kaká, que está voltando à boa forma e ao bom futebol jogando no Real Madrid, fazendo belas atuações e que é um jogador sério e por sinal muito mais maduro do que o Ronaldinho? É uma simples questão de bom senso; a própria carreira do Kaká é muito mais madura do que a do Ronaldinho, por uma outra simples questão, a de personalidade. Não estou dizendo que a do Ronaldinho é pior ou melhor do que a do Kaká, é apenas diferente, mas que por essa diferença o Gaúcho indiscutivelmente teve e tem uma carreira muito mais conturbada em questões de disciplina do que a do Kaká, e também pode-se concluir que o mesmo não é exemplo de disciplina e liderança para os jogadores mais jovens; e isso não é preconceito, é bom senso. Levando em conta tudo isso, fica implícita e “vagando no ar” uma disputa, um antagonismo entre Kaká e Ronaldinho na seleção, mas não é bem assim, porque a presença ou permanência de um não depende da ausência do outro, os dois podem jogar juntos, ou pode ser que nenhum dos dois jogue. A minha opinião favorável à convocação do Kaká para ser o camisa 10 e capitão da seleção brasileira não está diretamente ligada, ou seja, não é consequência da minha opinião desfavorável à convocação do R10, eu tenho essas opiniões isoladamente, a respeito de cada um deles sem pensar no outro, mas por uma questão de pertinência essa comparação entre os dois é palpável.

Além do Kaká, temos outros jogadores que também não são tão jovens que podem ser líderes, referências para os mais jovens, como o zagueiro Lúcio, o goleiro Júlio César, o próprio Thiago Silva, entre outros; não precisa ser necessariamente o Kaká, mas eu acho que deveria ser.

Zagueiro Lúcio, 33 anos, 103 jogos pela amarelinha, futebol de garoto, ainda um dos melhores e mais temidos zagueiros do mundo, líder!

Em relação à lista dos 52 nomes, eu acho que a gente já pode ter mais ou menos uma ideia do que pode aparecer lá em Londres, a lista pode ser consideravelmente reduzida, colocando alguns nomes mais prováveis, outros que poderiam ser testados por não ter muitas chances na seleção principal, outros ainda precisando mostrar mais futebol, precisando ser mais testados… Eis aqui uma lista reduzida:

Goleiros:
Neto (Fiorentina)
Rafael (Santos)
Renan Ribeiro (Atlético-MG)
Gabriel (Cruzeiro)

Laterais:
Alex Sandro (Porto)
Danilo (Porto)
Fágner (Vasco)
Rafael (Man. United)

Zagueiros:
Bruno Uvini (Tottenham)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Juan (Inter de Milão)
Lucas Mendes (Coritiba)
Thiago Silva (Milan)

Volantes:
Casemiro (São Paulo)
Fernando (Grêmio)
Rômulo (Vasco)
Sandro (Tottenham)

Meias:
Douglas Costa (Shaktar Donetsk)
PH Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Philippe Coutinho (Espanyol)

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Wellington Nem (Fluminense)
William José (São Paulo)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Primeiramente, eu concordo em não colocar o Kaká nessa lista, simplesmente para não prejudicar sua preparação física, o deixando sem fazer pré-temporada com o time. Desta forma ganhando mais resistência física e menor suscetibilidade a lesões, as quais o atormentaram em tempos recentes.

"As coisas estão acontecendo" - Kaká em ótima fase, reencontra seu futebol, fazendo dupla de ouro com Cristiano Ronaldo, no Real Madrid

Quanto aos goleiros, eu acho que deveriam ser convocados apenas os que possuem a idade olímpica, como coloquei na lista reduzida. Acho que a convocação do zagueiro Dedé é imprescindível e muito provável, sendo ele um jogador já acima de 23 anos, restando apenas 2 jogadores fora dessa faixa etária para serem convocados, dentre os quais provavelmente Ronaldinho Gaúcho estará enquadrado. Desta forma, a última vaga de jogador acima dos 23 anos é que fica mais aberta, mais em dúvida.

É claro que tudo isso é mera especulação, porque futebol é futebol, e todas as circunstâncias podem mudar, jogadores da pré-lista do Mano, mas que eu não coloquei na minha lista reduzida, podem, até a data da diminuição da lista ou da convocação final, “explodirem” num desempenho espetacular e superar todas as expectativas; por que não?

As Olimpíadas de Londres servirão de filtro, muito importante, para a Copa do Mundo de 2014 e eu espero que a partir daí a cara, a identidade da seleção brasileira venha sendo formada, que a seleção de jogadores vá se afunilando até fechar um grupo que possa fazer sempre junto os amistosos, pra que os jogadores se conheçam, se entrosem, e formem uma seleção que além de vitoriosa, que impõe temor nos adversários (como impunha a seleção canarinho de tempos anteriores), jogue um futebol bonito e eficiente o bastante para bater a Espanha, que é a seleção a ser batida, e que pra mim, vai ser campeã novamente em 2014 (torço pra que não seja). Mas tem aquilo também, tudo é especulação, futebol é futebol, vai que novos “Neymares” e “Gansos” surgem de repente, vai que tudo muda, dá uma reviravolta… Isso é futebol.

~ por Raphael Mariano de Souza 7 em 07/04/2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: