O melhor Flamengo possível, para ajudar Luxemburgo

O Flamengo 2011 vem dando uma certa dor de cabeça agradável para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Pois ele precisa encaixar as melhores peças sem comprometer outros setores. No momento, o setor mais necessitado do time é a lateral-esquerda, que já teve Egídio, Renato Abreu e Ronaldo Angelim.

O aproveitamento do Flamengo no Carioca é de 100%, 6 vitórias em 6 jogos. Mas mesmo assim o time não está agradando o treinador, nem a mim, nem à maioria dos jornalistas esportivos. O time apresenta falhas principalmente em relação ao entrosamento, à defesa, à saída de bola e aos passes.

O time tem uma defesa relativamente fraca, com zagueiros um tanto limitados e uma lateral-esquerda indefinida. O Léo Moura, pela direita, consegue conciliar suas saídas ofensivas com sua função defensiva, ainda que ele atue muito mais e seja mais eficiente no ataque. Além da defesa, a dupla de volantes é muito limitada em relação aos passes e à saída de bola. O atacante Deivid também vem sentindo muito o isolamento no ataque e não conseguiu se adaptar à posição de referência única no ataque.

Eu acho que o Flamengo precisa muito da contratação de dois zagueiros. Mas com o plantel atual eu acho que o Luxa poderia utilizar o Renato Abreu como volante, no lugar do Maldonado, dando qualidade ao lado esquerdo, colocando o Bottinelli para fazer trio ofensivo no meio de campo com Ronaldinho e Thiago Neves, colcoando o Wanderley no lugar do Deivid, visto que o jovem atacante vem fazendo um belo início de temporada e mantendo Egídio na lateral-esquerda. Assim o time ganha qualidade no lado esquerdo e na saída de bola, com Renato Abreu como volante, deixa o Willians mais recuado, quase como terceiro zagueiro e coloca mais qualidade no time com a entrada do habilidoso Bottinelli e do jovem Wanderley no ataque, com velocidade para fazer o pivô.

Nesse caso eu acho que a formação seria mais um 4-1-1-1-3 do que o 4-2-3-1 original. Desta forma:

~ por Raphael Mariano de Souza 7 em 12/02/2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: