Ballon D’or 2010 – Messi é bi e Marta é penta

Nessa Segunda-Feira, dia 10/01/11, aconteceu em Zurique a premiação Ballon D’or, da FIFA com a revista France Football. Nela seriam escolhidos o melhor jogador de futebol do mundo, a melhor jogadora, o melhor técnico, a seleção do ano e o gol mais bonito.

No post “Premiações de fim de ano! (FIFA e Revista Placar)” eu dei meus palpites para ganhadores, portanto vou fazer um paralelo entre a premiação promovida pela entidades citadas com os meus palpites e farei comentários.

Vou começar com o prêmio Puskás (gol mais bonito), que teve como vencedor o belo voleio de Hamit Altintop pro gol. Mas eu não concordo com isso, e acho que o gol mais bonito do ano (entre os que estavam concorrendo) é o da jogadora japonesa Kumi Yokoyama. Bom, é com grande desapontamento que eu digo que, infelizmente, o preconceito, o machismo ainda existe até numa premiação como essa. O futebol feminino ainda é visto como “lixo” pelas entidades e confederações responsáveis pelo futebol e não é valorizado. O futebol feminino é tão bom quanto o masculino e é até mais bonito de se ver, pois ainda tem a presença da arte, do drible, das firulas, da descontração, diferentemente do futebol masculino, que é sério e disciplinado demais (salvo excessões como Messi e Cristiano Ronaldo). Bom, vejam o vídeo do gol de Hamit Altintop, que ganhou o prêmio, e o da Kumi Yokoyama:

O prêmio de melhor técnico ficou com o português José Mourinho, merecidamente. A decisão é indiscutível… Mourinho conquistou a tríplice coroa com a Internazionale e vem fazendo um trabalho excelente no Real Madrid, deixando seu ex-clube numa fase ruim, desta forma, provando mais ainda seu valor. Foi em quem eu apostei e acertei, é o melhor técnico do mundo.

A seleção do ano ficou assim: Casillas (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Lucio (Inter de Milão), Piqué (Barcelona) e Puyol (Barcelona); Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona) e Sneijder (Inter de Milão); Messi (Barcelona), David Villa (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Eu acertei 9 dos 11 integrantes da seleção do ano, só não previ Puyol e Villa, embora poderiam ter encabeçado a minha lista facilmente. Nada contra… Perfeita.

Na premiação de melhor jogadora (futebol feminino) de futebol do mundo, Marta manteve sua hegemonia e conquistou o 5º título consecutivo… Ela é realmente espetacular! E como sempre se emocionou ao receber o prêmio, mesmo já sendo acostumado com ele. Pra mim a Marta tinha que jogar no futebol masculino… Iria humilhar muitos homens por aí. Na verdade, ela joga tanto, mas tanto, que poderia ser comparada ao Messi. Ela é a rainha do futebol, o Pelé do futebol feminino.

E por fim o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, que não mudou de mãos. O argentino, camisa 10 do Barcelona, de 23 anos, Lionel Messi conquistou novamente o título que havia conqusitado no ano passado, e ao contrário do que muitos pensam, eu achei merecido. Ao contrário do que pensava a maioria, a copa do mundo não foi determinante para essa decisão, visto que o craque da seleção argentina não marcou nenhum gol no torneio e não chegou muito longe. Mas seu desempenho mais do que espetacular com a camisa do Barcelona o fez superar seus companheiro de time e campeões mundiais com a Espanha, Xavi Hernández e Andrés Iniesta. Porém, o título de Messi foi muito contestado e teve um repercurssão muito grande nos tablóides. Mas para mim o título é incontestável, visto que sem dúvidas o Messi é o melhor jogador de futebol em atividade. É só parar para ver o que ele faz todo final de semana no campeonato espanhol que você não vai ter dúvidas… Também se pode recorrer aos números: 60 gols em 64 jogos (simplesmente fantástico). Messi já é duas vezes o melhor do mundo, se igualando a Ronaldinho Gaúcho, e deve ser tri em 2011, se igualando aos maiores ganhadores do prêmio, Ronaldo e Zidane (com 3 títulos cada). E pode superá-los no próximo ano, se tornando o maior ganhador da Bola de Ouro de todos os tempos. Isso tudo não quer dizer que o futebol dele é melhor do que o de Ronaldo ou Ronaldinho, mas quer dizer que ele é bom o bastante para manter o mesmo nível do seu futebol durante muitos anos, porque é um cara que tem cabeça boa, não  é um indisciplinado que fica saindo a noite, ficando até a madrigada na rua e bebendo todas, como alguns irresponsáveis por aí. Pra mim, Ronaldo e Ronaldinho jogaram mais do que Messi, porém eu só os admiro pelo que fizeram dentro de campo, mas o Messi eu admiro por completo. Há aqueles tapados que classificam como um absurdo, uma heresia fazer comparações com Pelé, mas não é! Não estou afirmando que o Messi vai ser o maior jogador da história, só estou admitindo essa possibilidade. Messi é, hoje, o melhor jogador do planeta.

Messi e Marta

~ por Raphael Mariano de Souza 7 em 11/01/2011.

Deixe uma resposta

 
