“Paradão” já era; e agora Neymar?

A International Board, órgão ligado à Fifa que regulamenta o futebol, fez uma reunião nesta terça-feira, em Zurique, e anunciou mudanças no texto da regra da cobrança de pênalti. A partir de 1º de junho, está proibido o que ficou conhecido como “paradão”, lance em que o jogador finge o chute, colado à bola, para enganar o goleiro rival ao bater uma penalidade máxima. Ou seja, a nova determinação estará em vigor na Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho.

O batedor pode fazer quantas paradinhas quiser durante a corrida até a bola, porém ao chegar “colado” na bola, a cobrança deverá ser direta, sem ludibriar o goleiro. Ou seja, botou o pé de apoio? Tem que chutar.

E o jogador que infringir a regra, será punido com um cartão amarelo e obrigado a repetir a cobrança.

Leia abaixo, a nova regra:

“Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido.”

Colunistas e blogueiros no Brasil concordaram com a “abolição” da paradinha. Porém, na minha opinião, o cobrador da penalidade deveria ter direito de fazer a “paradona”, tanto quanto o goleiro deveria ter o direito de se adiantar no lance.

Na Europa, NÃO EXISTE marcação de adiantamento do goleiro! Na verdade, lá é ao contrário daqui.

Aqui tem a paradinha, que prejudica o goleiro e tudo mais. E lá (Europa), o “vilão” é o adiantamento do goleiro, porém, não cria NENHUMA polêmica e eu NUNCA vi questionamento sobre isso.

O Brasil (povo), se espelha tanto nos países europeus, tem tanta vontade de ser como eles…

Portanto, se é assim, por que o Brasil não começa essa “modernização”, padronizando o futebol brasileiro ao estilo do futebol europeu?

Paradinha ou paradona, faz parte da beleza do futebol, faz parte da arte… assim como o adiantamento do goleiro.

Vamos parar com essa palhaçada! Eu assisto futebol europeu a semana inteira, todos os jogos. E eu NUNCA vi uma marcação de adiantamento de goleiro numa cobrança de pênalti. Assim como eu também nunca vi paradinha.

Mas paradinha ou adiantamento do goleiro, varia de jogador pra jogador. Faz quem sabe, quem não sabe, não sabe.

E além disso, o pênalti, é uma punição. A punição mais severa do futebol; daí o nome “penalidade MÁXIMA”. E como punição severa, deve ser dado o máximo de chances do cobrador assinalar o gol.

Tomara que até dia 1º de Junho (dia em que a nova lei da paradinha entra em vigor), o Neymar use e abuse das “paradonas”.

~ por Raphael Mariano de Souza 7 em 18/05/2010.

Uma resposta to ““Paradão” já era; e agora Neymar?”

  1. “Faz quem sabe, quem não sabe, não sabe.” Pelo jeito, você sabe!!!! Seu Blog está lindo!!
    Bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: